A escolha de um data center perpassa inúmeras questões. A segurança desse conjunto de servidores e bancos de dados está entre as principais, pois garantirá uma ótima gestão de informações sem nenhum problema. Isso porque a má gerência, catástrofes naturais e usuários maliciosos podem comprometer os dados de qualquer negócio.
Sabendo disso, técnicos em TI e gestores de empresa precisam analisar uma série de requisitos para fazer a contratação desse ambiente indispensável nos dias atuais. Para que você não tenha contratempos nesse sentido, trazemos os 6 itens indispensáveis para escolher um data center seguro.
1. Referências da empresa
Como qualquer produto que você contrate, conhecer as referências e o histórico da empresa que disponibilizará os serviços é indispensável. Por isso, atente-se ao portfólio de clientes, profissionalismo no atendimento e tempo de atuação com data center. É um item preponderante para que não surjam problemas – principalmente aqueles ligados a negócios do ramo com um preço muito abaixo do mercado, mas que prestam um péssimo serviço.
2. Hospedagem em nuvem
Atualmente muitas empresas, dos mais variados portes, entendem que a melhor e mais segura opção é um data center com soluções em cloud computing – ou, computação em nuvem. Além de impedir que haja problemas com máquinas e hardwares físicos, os servidores na nuvem são feitos sob o mais rígido controle de segurança e impedem que, dadas determinadas situações, você perca completamente os dados e informações do seu negócio.
3. Ambiente redundante
No mesmo sentido do item anterior, um ambiente redundante – também conhecido como data center de alta disponibilidade – é aquele que pode operar com uma ótima performance. Em outras palavras, é um ambiente que estará sempre disponível: 24 horas por dia, sete dias por semana, sem oscilar e com fácil acesso aos dados na nuvem. Segurança, nesse caso, é uma plataforma redundante que não perderá a eficiência ou as informações em caso de problemas internos corporativos.
4. Backup dos dados
O quarto item da nossa lista é um data center – ou um serviço integrado – que possibilite fazer backup dos dados. Isso significa que, em qualquer situação de desastre ou comprometimento das informações internas, haverá uma cópia de segurança guardada para recuperar. O backup é indispensável para a segurança porque, muitas vezes, é mais rápido de resgatar, principalmente em empresas onde a operação não pode parar (como instituições financeiras, por exemplo).
5. Criptografia
Considerado o método mais seguro de armazenar dados, a criptografia é, em resumo, um bloco de informações dividido em vários ambientes. Isso impede que usuários maliciosos acessem os seus dados quando tentarem invadir os servidores. Módulos de backup e armazenamento de dados, em bons datas centers, são criptografados. Por isso, ao escolher um serviço do gênero, opte por essa segurança adicional.
6. Suporte técnico especializado
O último item é uma forma de unir todas as características supracitadas em uma só. Como? Por meio de um suporte técnico especializado. A segurança, com uma boa escolha do data center, será maximizada quando há profissionais competentes para esclarecer dúvidas e guiar os técnicos e/ou colaboradores que atuam dentro do seu negócio. Além de dicas para deixar todo o ambiente seguro, agilizam-se as rotinas produtivas que dependem do data center.