Basicamente, um backup é uma cópia das informações de um local para outro. Esse mecanismo de segurança serve para que os dados não se percam quando ocorrer algum problema com o ponto original de armazenamento, seja um celular, desktop, câmera ou filmadora.
Geralmente, a perda de documentos é causada por algum tipo de vírus, falha ou desgaste pelo uso excessivo do HD original, deteriorações das mídias de backup, falha na energia do PC, atualizações de softwares etc.
Ao copiar os arquivos, é preciso que eles fiquem tão protegidos quanto se estivessem no dispositivo de origem, daí a utilização da criptografia que nada mais é do que um conjunto de regras que visa codificar informações de um modo que apenas o emissor e o receptor consigam decifrá-la.
Backups na nuvem
No caso de pessoas físicas, ter um backup protegido apenas com uma senha ou código de bloqueio pode ser o suficiente, afinal a maioria das informações guardadas são itens do cotidiano como fotos, músicas, vídeos e coisas do gênero. Porém, no mundo corporativo, é necessário que esse sistema seja muito mais seguro, o que gera a necessidade de se criar arquivos criptografados.
Se você não domina os conceitos de programação e sua companhia não possui uma área de tecnologia da informação, contratar uma empresa, certificada por normas técnicas internacionais, especializada na armazenagem de dados criptografados no cloud computer é a sua melhor opção.
Nesses sistemas, além dos backups serem constantes, o que evita a perda de arquivos no caso de algum problema técnico nos computadores da empresa, eles ainda contam com um serviço de nuvem que é totalmente desconectado de qualquer dispositivo físico, o que aumenta ainda mais a segurança de suas informações.
Além disso, enquanto faz a cópia dos dados, o sistema já inicia o processo de criptografia criando a chamada chave assimétrica, um algoritmo responsável por proteger os elementos salvos.
Flexibilidade
Outra vantagem desse tipo de serviço é que ele atende a todos os tamanhos de empresa. Se o seu negócio é de pequeno, médio ou grande porte ou se o se sua equipe é grande ou pequena, os backups podem ser feitos de forma muito protegida, sem que você precise se preocupar com o volume de uploads e o risco de perder alguma informação.
Por fim, os backups criptografados são o que existe de mais garantido no que diz respeito à proteção de informações.
Por isso, é um método de segurança fundamental para quem precisa de um sistema de armazenamento, compartilhamento e proteção de arquivos de forma rápida, simples e segura.
Porém, antes de contratar um serviço de cloud computer, se informe para ver se a empresa lhe oferece, além da armazenagem criptografada, todo o suporte técnico necessário. Faça uma pesquisa, compare preços e planos, até encontrar aquela que possua as melhores condições para seu negócio.