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Cada vez mais empresas estão investindo no marketing de relacionamentos para ter relações mais duradouras, favoráveis e lucrativas com os clientes. Sendo assim, uma das ferramentas mais utilizadas e eficazes dentro deste tipo de marketing é o e-mail.

Simples e assertivo, o e-mail não importuna o cliente com proximidade indesejada e, ao mesmo tempo, proporciona uma relação mais personalizada com cada consumidor através de comunicados de relevância e vantagens exclusivas.

Neste texto, iremos mostrar a você algumas formas de construir um relacionamento mais duradouro com os seus clientes utilizando as técnicas do e-mail marketing. Confira!

1 – E-mails que acompanham o processo de compra

Em alguns tipos de negócio, o processo de compra pode levar dias ou até mesmo semanas, até que o cliente decida realmente fechar a aquisição com a sua empresa. Mas o uso do e-mail marketing pode ajudar a acelerar este processo, fazendo com que o consumidor avance ao longo das etapas da venda mais rapidamente.

Crie um mailing list com todos os clientes, considerando seus diferentes momentos de compra e divulgue a eles e-mails com conteúdos interessantes sobre a compra que ele está para realizar. É interessante sempre ter cuidado com a linguagem, usando textos simples e não muito longos, a fim de proporcionar uma maior taxa de abertura e menor índice de rejeição.

2 – Ofereça vantagens exclusivas

Se o seu cliente ainda não fechou a compra, oferecer uma vantagem exclusiva para ele através do e-mail marketing pode auxiliar na conclusão do negócio, seja um desconto ou uma facilidade no pagamento.

Se o consumidor já tem uma compra fechada, que tal aumentar o ticket médio com um upsell? Ofereça produtos e serviços para já clientes com preços especiais no e-mail marketing, assim, o cliente que já foi cativado pode fazer ainda mais negócios com o seu empreendimento.

3 – Crie uma relação de empatia com o consumidor

Para além de vender, vender e vender, manter o contato com o cliente, após a conclusão de venda, também é muito importante. Conteúdos especiais para o setor profissional de seus consumidores, felicitações de aniversário e outras datas especiais podem incentivar a criação de uma imagem corporativa favorável de sua empresa no imaginário do cliente, permitindo uma relação mais duradoura e mais chances de negócios no presente e no futuro.

4 – Ofereça conteúdos de qualidade e relevância para os clientes

Com o e-mail marketing é possível facilitar e ampliar o acesso de seus clientes a conteúdos especiais, criados por sua empresa para agregar valor e versatilidade ao universo dos seus consumidores. Por exemplo, se você vende um produto em específico, é possível criar e-mail marketings com dicas sobre como extrair a melhor performance da mercadoria, ou ainda dicas de mercado para que o seu consumidor possa se posicionar melhor dentro da área de atuação.

É sempre necessário conhecer o seu cliente antes de despachar os milhares de e-mails. Construa várias personas e crie mailings diferentes para cada um dos grupos. Assim, a sua comunicação via e-mail marketing pode se tornar muito mais assertiva e rentável.

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