Entenda a diferença entre servidor dedicado e não dedicado
Mais e mais negócios hoje estão sendo feitos na nuvem. Embora isso ofereça vantagens incríveis de flexibilidade e acessibilidade, tudo o que você usa na nuvem ainda precisa ser fisicamente armazenado em algum lugar, e essa é a função que um servidor desempenha no seu sistema.
O que é um servidor de hospedagem?
Um servidor de hospedagem é um termo genérico para um tipo de servidor que hospeda sites, dados, aplicativos e serviços relacionados. É um servidor de Internet remotamente acessível com funcionalidades e recursos completos do servidor Web.
Um servidor de hospedagem completo é desenvolvido usando o hardware de computação, armazenamento, sistema operacional (OS), conectividade de rede e / ou software especializado de hospedagem.
Dependendo do provedor de serviços de hospedagem, um servidor pode ser não dedicado ou dedicado, dependendo das suas necessidades.
Qual é a diferença?
Um servidor não dedicado significa que seu servidor está “hospedado” em um ambiente compartilhado com outras organizações separadas. Um servidor dedicado é o próprio servidor da sua organização e contém apenas seus dados.
Por que minha organização escolheria uma opção sobre a outra?
A resposta a essa pergunta depende realmente do nível de classificação de seus dados, das regras de governança de sua organização e das leis de soberania de dados de seu país.
Isso não é tão complicado quanto parece.
A classificação de dados é toda sobre como seus dados são confidenciais e, portanto, o nível de segurança da informação necessário para mantê-los seguros e limitar a capacidade de acessar esses dados. A principal consideração deve ser baseada no nível de sensibilidade e impacto para sua organização e clientes, caso seja divulgada, alterada ou destruída sem autorização:
- Dados públicos – pouco ou nenhum risco, caso as informações sejam acessadas.
- Dados Privados – um nível moderado de risco, caso as informações sejam divulgadas.
- Dados restritos – impacto sério sobre qualquer atividade não autorizada.
A governança refere-se simplesmente ao contorno da estrutura que decide como seus dados são classificados. Há uma variedade de fatores que afetarão a criação de sua estrutura de governança e modelo de dados, com base no tipo de informação que sua organização mantém e nas expectativas de segurança dessas informações.
Por exemplo, uma instituição financeira classificaria a maioria de seus dados como restritos, uma vez que é composta de informações confidenciais e altamente confidenciais sobre seus clientes. Uma divulgação pode levar a problemas sérios, como roubo de identidade, então eles precisam escolher um servidor dedicado. Considerando que, em contraste, uma agência de publicidade pode ter algumas informações confidenciais sobre seus clientes e funcionários, mas, em geral, não há risco inerente para qualquer pessoa ou público em geral, caso as informações sejam divulgadas. Assim, usar um servidor não dedicado serviria a seus propósitos gerais.
Soberania de dados são as leis do país em que seus dados e servidor estão localizados. Por exemplo, alguns países permitirão abertamente que os dados sejam acessíveis globalmente, portanto, trabalhar na nuvem é aceitável e uma opção de servidor compartilhado é viável. No entanto, em outros países isso é ilegal ou só é liberado com a permissão do governo, então servidores dedicados são necessários.