Uma empresa sem um site não está completa. Ele é a porta de entrada para os clientes conhecerem o seu negócio, o cartão de visitas com todas as informações para vender seus serviços ou produtos. Para criar um site só seu, antes de desenvolver o site é preciso pensar em outra decisão importante: onde hospedar. Existem vários serviços de hospedagem de sites disponíveis, cada um oferecendo vantagens próprias.
Para garantir que escolheu o ideal para sua empresa, é preciso entender o que eles podem fornecer e qual vai se adequar melhor às suas necessidades. Aprenda como escolher a melhor hospedagem de sites para a sua empresa:
Número de acessos
Ao criar um site, é preciso pesquisar e planejar quantos acessos você espera e deseja ter para suas páginas. Primeiro porque é justamente esse número que poderá ser convertido em leads e posteriormente em clientes, garantido as vendas. Segundo os serviços de hospedagem costumam separar seus pacotes com limites de visitação mensal. Caso o número ultrapasse, poderá ter cobrança extra – que pode sair caro no fim do mês – ou então irá simplesmente “cair” e não poderá ser acessado até o próximo mês. Ambos casos trazem prejuízos, por isso precisa escolher um serviço que seja capaz de aguentar o número de acessos planejado.
Espaço de armazenamento
Todo site gera arquivos que precisam ser armazenados. Aplicação de fotos de qualidade, publicação de vídeos, utilização de animações gráficas, postagens em blog, número de páginas, etc. Tudo faz parte do arquivo da hospedagem e, como tal, precisa ter espaço o bastante para receber tudo. A regra é similar à questão da visitação: cada serviço de hospedagem de sites oferece um limite de armazenamento. Então garanta que já tenha espaço de armazenamento o bastante para não passar sufoco depois para simplificar um site muito pesado ou para aumentar o limite. Vale lembrar que esse número tende ao subir, conforme são feitas modificações e adições às páginas, então pense a longo prazo.
Velocidade de carregamento
A velocidade que um site carrega é vital para que tenha o impacto desejado. As pessoas tendem a se cansar e desistir de abrir uma página que demore mais do que ela espera. Isso pode representar um prejuízo enorme, uma vez que vivemos em um mundo onde tudo é instantâneo. Além disso, o Google também costuma priorizar páginas com carregamento rápido, para beneficiar a experiência do usuário. Ter um site veloz, dessa forma, amplia suas chances de ser encontrado e também de ficarem mais tempo nas páginas. Por isso, verifique qual a velocidade do provedor de hospedagem desejado.
Painel de controle
O site é uma extensão da empresa, então precisa oferecer os recursos necessários para isso. O painel de controle precisa ser intuitivo para utilização constante e sem dificuldades pelos responsáveis. Funcionalidades extras podem parecer um bônus, mas, na prática, criam um diferencial útil. Poder ter contas de e-mail associado ao site facilita comunicação com clientes e ter gerenciamento de conteúdo para auxiliar nas publicações ajuda a manter um blog, por exemplo. Isso sem contar o suporte técnico do provedor. Problemas técnicos podem surgir, por isso ter direito a um suporte competente e atencioso é indispensável para resolver qualquer questão rapidamente. Por fim, meça as vantagens em relação às necessidades e ao valor e decida o provedor com melhor custo-benefício para sua empresa.