O data center e a importância da climatização
Um data center, também conhecido como Centro de Processamento de Dados, é um ambiente que abriga equipamentos de processamento e armazenamento de dados, servidores e sistemas de ativos de rede (roteadores, switches) de uma instituição ou empresa.
Eles estão cada vez mais presentes e são de grande importância para garantir uma infinidade de serviços atualmente. Como o data center é essencial para o processamento e armazenamento de dados importantes e muitas vezes estratégicos, aumenta a necessidade de se criar um ambiente seguro para abrigá-lo.
Importância da climatização
Cabe à climatização oferecer as condições necessárias para manter o ambiente interno do data center favorável, garantindo que os equipamentos utilizados se mantenham operacionais. Por isso, a climatização é considerada um sistema crítico, que merece atenção especial.
É necessário investir em um sistema de ar condicionado dedicado ao data center, que irá desempenhar 3 funções principais:
- Controlar a temperatura
Os equipamentos de um data center aquecem demais quando estão em funcionamento. Isso gera o risco de queimarem ou autodesligarem, podendo resultar em uma parada não programada e na interrupção dos serviços. A temperatura ideal de um data center é em torno de 25ºC, mas as máquinas em funcionamento podem elevá-la a 50ºC. Daí a necessidade de um sistema de refrigeração adequado.
- Controlar a umidade
Enquanto a umidade alta pode fazer a água condensar dentro dos servidores, uma umidade muito baixa pode resultar na geração de carga eletrostática, que é capaz de queimar componentes eletrônicos das máquinas. Os dois extremos também são favoráveis à proliferação de bactérias. Dessa forma, a umidade relativa do ar precisa estar sempre por volta de 50%.
- Controla a qualidade do ar
Partículas sólidas ou contaminantes, como poeira, podem afetar o funcionamento do data center e causar sua parada. O ar condicionado possui um sistema de filtragem capaz de limpar o ar e garantir a sua pureza.
Cuidados importantes
A climatização é fundamental para garantir o bom funcionamento do data center e evitar perdas e prejuízos, porém, ela é responsável por boa parte da energia elétrica necessária para manter o data center, representando de 40% a 50% dos custos energéticos e colocando a climatização como segunda maior consumidora de energia da estrutura, ficando atrás apenas dos próprios servidores.
É preciso buscar meios de aumentar a eficiência energética do sistema de refrigeração para reduzir os gastos da empresa com energia elétrica na manutenção do data center. Algumas técnicas e cuidados são indicados para economizar:
- Utilizar o free cooling, método que usa o ar externo para realizar a refrigeração interna;
- Usar ar condicionado de precisão em vez de modelos domésticos;
- Instalar o ar condicionado o mais perto possível dos servidores para evitar que a movimentação do ar gere mais gastos;
- Investir no confinamento de corredores quentes ou frios para melhorar a temperatura do ar de entrada;
- Trabalhar com chillers, sistemas de água gelada que ajudam na refrigeração;
- Manter controle climático eficiente e preciso através de sensores instalados em pontos diferentes do data center e interligados aos microprocessadores dos próprios equipamentos.